Flávio Leal TF

O Treinamento leva a perfeição

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Importância de uma Boa Alimentação para Praticante de Atividade Física

A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes.
Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.
A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.
A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos, proteínas, lipídio, água e eletrólitos nas quantidades ideais e individuais para cada pessoa.
Uma alimentação saudável, não precisa ser sem graça, restritiva ou até mesmo com alimentos que não gosta, tem como ter prazer e ao mesmo tempo se alimentar de uma forma saudável, baseando-se em hábitos alimentares personalizados de acordo com sua necessidade e gosto.
Carla Estrela - Nutricionista
Para maiores informações ou consultas, enviar um e-mail para: carlaestrela-nutricionista@hotmail.com

domingo, 30 de outubro de 2011

II TREINAMENTO FUNCIONAL NA PRAIA

Treinamento funcional
O treinamento funcional não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

Na atualidade o treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo esquelético.

Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.
Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.
Algumas linhas de treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. Podemos entender como TREINAMENTO DO CORE um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia integada de atividades. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (CORE). São 29 músculos que se inserem o complexo quadril-lombar-pelve e são divididos em 2 (duas) categorias: Sistema de estabilização e Sistema de Movimento do CORE.

Valências físicas do treinamento funcional
O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, entre as valências físicas abordadas pelo método estão:

Componentes do Programa de Treinamento Funcional














AGRADEÇO À PRESENÇA DE TODOS VOCÊS QUE FIZERAM COM QUE ESSE II TREINAMENTO FUNCIONAL ACONTECESSE:

 Christian Souza, Danielle Brandão, Danielle Costa, Danielle Nogueira, Dayse Vasconselos, Enilda Caldeira, Fabíola Pitanga, Guilherme, Jeferson, Luciene Aguilera, Rafael, Ravili, Ricardo Peixoto, Ricardo Tavares, Rosely Pessanha, Suely Souza e Valéria.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

sábado, 15 de outubro de 2011

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

Ser professor é professar a fé e certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo acorrendo todas os dias, a cada dia é única e original..
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mais deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Feliz dia dos Professores!

DIA DO PROFESSOR

Hoje é dia do Professor, do Mestre, do Tio... seja lá qual a denominação que nós temos o importatnte é saber que temos um papel muito importante na educação e no aprendizado de muitas e muitas pessoas, pena que nos dias de hoje, o Professor vem perdendo o valor de tal forma que não existe mais respeito entre alunos e professores. Claro que toda regra tem sua exceção. Antigamente a figura do Professor, era uma figura de seriedade, sabedoria, respeito, claro que isso ainda continua mas com menas atenção devida.
O importante é saber que o Professor sempre vai ser exemplo, sempre vai ser um guru, sempre será o Educador.
Hoje eu me considero um Professor, não por tudo que escrevi aqui, e sim pelo que sou, pelos meus alunos, pelos meus "atletas". Sem vocês com certeza não seria um professor, não seria um mestre, não seria um Tio, obrigado por me fazerem professor.
Parabéns amigos e irmãos Professores! curtam este dia curtam esta data e sejam felizes com suas profissões.

FLÁVIO LEAL

sábado, 8 de outubro de 2011

Atividades Físicas para Grupos Especiais

São muitas as dificuldades encontradas por portadores de necessidades especiais. Sendo que, fatores sociais e culturais acarretam em discriminação e automaticamente excluem esses indivíduos da prática de atividades físicas.




Uma área riquíssima como a Educação Física não poderia ser tão cruel com este público. Atualmente, já é possível praticar atividades físicas com segurança e seriedade, objetivando uma melhora nas mais diversas patologias, bem como enfermidades e deficiências neurológicas e/ou psíquicas. Sempre respeitando as limitações de cada pessoa; seja ela: deficiente visual, deficiente auditiva, paraplégica, ou com síndromes como Down e Parkinson.

Considerando também grupos especiais, mas em escala menor em comparação dos citados acima, entram para esses programas de treinamento: Diabéticos, Osteoporóticos, Idosos, Crianças, Obesos e Gestantes; que também necessitam de acompanhamento individual de qualidade.
Cada vez mais nós Educadores físicos, temos que nos especializar e estudar sobre esses casos, e com isso derrubar este mito que o profissional em educação física não tem capacidade para tanto.

A seguir, um depoimento de um aluno Robson Luis vítima de traumatismo raqui-medular por projetil de arma de fogo, tendo ficado com sequela (paraparesia de membros inferiores ),
“ com a musculação, consegui um bom ganho de massa muscular, resistência cardiorrespiratória, melhorou a qualidade de vida, a autoestima e a deambulação com suas muletas canadenses”.(foto)
Robson é meu aluno a mais de quatro anos, ele pratica natação, e musculação respeitando suas limitações com exercícios adaptados para suas necessidades especiais.
Queria fazer um agradecimento especial ao Robson pela colaboração que ele teve com este Blog, e também deixar registrado a confiança e credibilidade no meu trabalho realizado.


sábado, 1 de outubro de 2011

Oportunidade de Trabalho Para Pessoas com Necessidades Especiais

Empresa do ramo de Comércio Atacadista, Grande Distribuidora de Material de Construção,
Contrata para vagas efetivas:

AUXILIAR ADMINISTRATIVO COMERCIAL  (PORTADOR DE DEFICIÊNCIA)

Escolaridade Mínima:  Ensino Médio Completo;
Usuário de informática (Word, Excel e Internet) intermediário para avançado;
Experiência na área administrativa de setores administrativo, financeiro ou comercial de no mínimo 01 ano;
Facilidade com cálculos;

Horário de trabalho: de 08:00 as 17:48  de segunda a sexta.

Salário: 850,00 + VT + TICKET REFEIÇÃO + TICKET ALMENTAÇÃO + PL SAÚDE + PL ODONTO.

Pessoa Portadora de Deficiência:
*Física leve (Membros com deformidade congênita ou adquiridas; Amputação ou Ausência de membros ou monoparesia), COM LAUDO MÉDICO;
* Auditivo LEVE (de 41 a 55 db).

OBS: 1) Não podemos ter cadeirante devido a empresa não ter adaptações adequadas (banheiros, rampas, etc);
           2) Tem 2 lances de escadas, portanto, o candidato, mesmo que use prótese ou bengala, deve ter condições de subi-las.
ATIVIDADES: Cálculos de comissões dos vendedores, confecções de planilhas no Excel, digitação de dados, cadastros no sistema, controle de arquivos e demais serviços de    pouca complexidade no setor comercial.

Coloque no campo assunto: AUX ADM COMERCIAL PPD

Enviar currículo para:  gruposelecaorh@yahoo.com.br

**********************************************************************************  

AUXILAR DE DEPÓSITO (PORTADOR DE DEFICIÊNCIA)  (04 VAGAS)

Escolaridade mínima: Fundamental completo (preferência para ensino médio completo)

Horário: 08h às 17:48h de segunda a sexta. (1:00 de intervalo para almoço)

R$ 648,00 + VT + REFEITÓRIO PRÓPRIO (fornece café da manhã, almoço e lanche) + PRÊMIO + TICKET ALIMENTAÇÃO + PL SAÚDE + PL ODONTO.

Pessoa Portadora de Deficiência:
*Física leve (Membros com deformidade congênita ou adquiridas; Amputação ou Ausência de membros ou monoparesia), COM LAUDO MÉDICO;
*Auditiva moderada (41 a 55 db) , COM LAUDO MÉDICO.

OBS: Não podemos ter cadeirante devido a empresa não ter adaptações adequadas (banheiros adaptados, rampas, etc)
ATIVIDADES: Contagem e conferência de estoque. Separar as
mercadorias. Auxiliar na Limpeza do Depósito sempre que for
necessário.

Coloque no campo assunto: AUX DE DEPÓSITO PPD

Enviar currículo para:  gruposelecaorh@yahoo.com.br


OPERADORES DE TELEMARKETING ATIVO (PORTADOR DE DEFICIÊNCIA)  (02 VAGAS) 

Escolaridade mínima: Médio Completo;
Usuário de informática (pacote Office e Internet) intermediário;
Experiência em Call ou Contact Center (ativo ou passivo) ou vendas de no mínimo 01 ano;
Boa fluência verbal;
Bom relacionamento interpessoal nos contatos por telefone, persuasão e percepção.

Para trabalhar de segunda a sexta, de 08:00 as 14:00  OU  12:00 as 18:00.

Salário: 750,00 + PRÊMIO (S/ meta de Vendas) + VT + TICKET REFEIÇÃO + TICKET ALMENTAÇÃO + PL SAÚDE + PL ODONTO.

Pessoa Portadora de Deficiência:
*Física leve (Membros com deformidade congênita ou adquiridas; Amputação ou Ausência de membros ou monoparesia), COM LAUDO MÉDICO;

OBS: 1) Não podemos ter cadeirante devido a empresa não ter adaptações adequadas (banheiros, rampas, etc);
           2) Tem 2 lances de escadas, portanto, o candidato, mesmo que use prótese ou bengala, deve ter condições de subi-las.
ATIVIDADES: Contato com clientes, por telefone, para vendas e agendamento de visitas;
                           Digitação de pedidos e validação de pedidos no sistema.

Coloque no campo assunto: OPERADOR DE TELEMARKETING PPD

Enviar currículo para:  gruposelecaorh@yahoo.com.br


VENDEDORA INTERNA (PORTADORA DE DEFICIÊNCIA) 

Escolaridade mínima: Médio Completo;
Perfil de Vendedor;
Usuária de informática (pacote Office e Internet) intermediário;
Experiência em Call ou Contact Center (ativo ou passivo) ou vendas de no mínimo 01 ano;
Boa fluência verbal;
Bom relacionamento interpessoal nos contatos por telefone, persuasão e percepção.

Para trabalhar de segunda a sexta.

Faixa salarial: 600,00 a 700,00 + VT + REFEITÓRIO PRÓPRIO (fornece café da manhã, almoço e lanche) + PRÊMIO + PL SAÚDE + PL ODONTO.

Pessoa Portadora de Deficiência:
*Física leve (Membros com deformidade congênita ou adquiridas; Amputação ou Ausência de membros ou monoparesia), COM LAUDO MÉDICO;

OBS: Não podemos ter cadeirante devido a empresa não ter adaptações adequadas (banheiros adaptados, rampas, etc)
ATIVIDADES: Atendimento aos clientes da empresa, com vendas por telefone.

Coloque no campo assunto: VENDEDORA INTERNA PPD

Enviar currículo para:  gruposelecaorh@yahoo.com.br