Flávio Leal TF

O Treinamento leva a perfeição

segunda-feira, 7 de maio de 2012

MUSCULAÇÃO NA GESTAÇÃO

Musculação na Gestação


A prática de atividades físicas por mulheres grávidas sempre se constituiu em um assunto bastante divergente. Historicamente, muitas dúvidas e questões foram levantadas sobre o tema, já que as gestantes apresentavam preocupações quanto a ocorrência de nascimentos prematuros, receios de abortos, baixo desenvolvimento do feto, lesões musculoesqueléticas, entre outras, em função da prática de exercícios. Hoje em dia, sabe-se que estas preocupações não devem existir em uma gestação sadia, pois pesquisas recentes demonstraram que a participação regular de grávidas em um programa de atividades físicas pode melhorar o condicionamento fisiológico das mães, restringir o ganho de peso sem comprometer o desenvolvimento do feto e ainda facilitar a recuperação pós-parto (Artal, Clapp e Vigil, 2000).
 Mesmo sabendo dos benefícios que a prática regular de atividades físicas pode trazer à mulher grávida, alguns cuidados devem ser adotados durante a prescrição dos exercícios no sentido de promover uma completa adequação as condições específicas apresentadas pela gestante. Neste contexto, alguns importantes fatores devem ser considerados. São eles: segurança, meio ambiente e tipo de exercício.
Abaixo estão representadas resumidamente as principais alterações fisiológicas em repouso que se manifestam na mulher grávida.
Cardiovasculares • Aumento no débito cardíaco de repouso de até 50 %• Aumento no volume sanguíneo circulante• Aumento no tamanho diastólico terminal do ventrículo esquerdo• Aumento na freqüência cardíaca de repouso e no volume de ejeção• Aumento no fluxo sanguíneo em direção ao útero
Pulmonares • Aumento na ventilação-minuto acarretando uma ligeira queda na PCO2 arterial• Aumento no volume corrente
Outras • Aumento no VO2 em repouso, aproximando-se no terceiro trimestre de 30% acima dos valores das mulheres que não estão grávidas• Aumento nos hormônios estrogênios e relaxina• Aumento no peso corporal total de 10-14 kg• Aumento no dispêndido energético em repouso em aproximadamente 150 kcal/dia durante o primeiro trimestre e de aproximadamente 350 kcal/dia durante o segundo e terceiro trimestres.
Após uma extensa revisão bibliográfica, acreditamos que o trabalho de musculação para gestantes pode sim ser realizado, porém somente quando é utilizado com objetivos recreativos, ou seja, quando representa uma forma de lazer através do exercício com pesos (Bittencourt, 1986). A prática de atividades resistidas que visa o aperfeiçoamento da preparação física desportiva e da capacidade competitiva deve ser desencorajada entre as gestantes, já que a gravidez não é o momento apropriado para competições sérias de alto nível de rendimento.

E aí, o quê você acha da musculação durante a gestação?
DEIXE SEU COMENTÁRIO E CONCORRA A UM DIA DE TREINAMENTO FUNCIONAL EM UM SÁBADO!

2 comentários:

  1. Não esqueça de comentar para concorrer!!!
    Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a união de exercícios e uma boa alimentação é um passo muito importante para ter uma gestação traqnuila e saudável, muitas mulheres nos primeiros tres meses se sentem indispostas e cansadas, mais as tividades físicas leves, respeitando esse momento delicado, tornam as mulheres mais ativas e produtivas, já está mais do que comprovado que uma atividade física acompanhada por um profissional qualificado só trás benefícios, ainda mais nessa etapa tão importante e ao mesmo tão delicada de uma mulher. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir