Flávio Leal TF

O Treinamento leva a perfeição

sábado, 21 de abril de 2012

Exercícios Físicos

Nosso corpo é uma máquina extraordinária, e assim como toda máquina devemos fazer alguns reparos, check-ups e principalmente manutenções preventivas.
Quando falamos de manutenção, estamos falando de cuidados médicos e de atividades físicas. Assim que tomamos a decisão de começar uma atividade, vem em nossa mente várias perguntas:
  • Qual a melhor?
  • Qual é a mais prazerosa?
  • Qual emagrece mais rápido?
  • E qual é a mais eficiente?
Bom, são várias as dúvidas e muitos marinheiros de primeira viajem, embarcam em atividades que não são exatamente ideais e indicadas para seu biótipo e faixa etária.
Preocupado com o bem estar e a qualidade de vida dessas pessoas, nós, Profissionais de Educação física, respeitando alguns princípios e adaptações para a inicialização de atividades físicas, somos responsáveis de mostrar os caminhos das pedras para esses indivíduos.
Seguindo corretamente esses princípios e sendo auxiliados por um profissional da área, não teremos nenhum problema em exercer tais atividades e seus respectivos exercícios. Vamos relacionar abaixo os principais princípios para se iniciar uma atividade física:

Conscientização

Devemos saber o que fazer e porque estamos fazendo;

Individualidade biológica

A atividade deve ser prescrita de acordo com suas características físicas, genéticas e potenciais de cada um. Um treinamento não vale para duas pessoas.

Progressão de carga

A melhoria do rendimento individual relaciona-se com elevação de carga imposta a cada sessão.

Continuidade

Infelizmente, não se consegue “armazenar desempenho”, portanto, ao parar de treinar, a pessoa começa a perder rendimento.

Adaptações Físicas

Quando alguém toma a decisão que vai iniciar a vida dentro da atividade física, ele não mudará somente sua rotina diária, mas também a rotina do seu organismo.
Com a regularidade de três treinos semanais é possível sentir os seguintes resultados:
  • Cérebro: o nível de serotonina aumenta (responsável pelo neurotransmissor ligado ao prazer).
  • Circulação: aumenta o fluxo de sangue pelo corpo, otimizando o funcionamento de órgãos.
  • Coração: melhora a eficiência e fortalece esse principal músculo do corpo.
  • Estresse: o cortisol é queimado durante a atividade física diminuindo assim a carga de estresse produzida pelo seu organismo.
  • Glicemia: as taxas de glicose caem e as células se tornam mais sensíveis a insulina, o que reduz os níveis de açúcar no sangue.
  • Ossos: estimula a formação de massa óssea prevenindo assim a osteoporose.
  • Pressão: promove a maior elasticidade dos vasos sanguíneos, mantendo a pressão mais baixa. Pulmão: a função é maximizada, reduzindo o risco de contrair doenças respiratórias.
  • Sono: as horas de descanso são otimizadas e nesse período há a absorção dos ganhos fisiológicos vindos das atividades físicas.
Respeitando esses princípios e é claro com a ajuda de um profissional de Educação Física, qualquer pessoa pode realizar e preservar sua saúde física e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário